A IGREJA PRIMITIVA!

Pr. Eziquiel Nascimento
Publicado em 20/10/2022

Durante os próximos dias far-se-á uma análise bem sucinta sobre a Igreja Primitiva. O assunto é, por demais, extenso e profundo; por isso, pela exiguidade de tempo e espaço, o assunto terá que ser tratado de forma superficial.

Quando se fala em "Igreja Primitiva", pensa-se naquela igreja dos dias dos apóstolos de Jesus Cristo. Com a morte de Jesus, nos meados do primeiro século, os discípulos impulsionaram a igreja após sua inauguração com a chegada e democratização do Espírito Santo no Pentecostes (Atos 2).

Estudiosos colocam a "Igreja Primitiva" como sendo, portanto, do advento do Espírito Santo até a morte de João no final do primeiro século ou no início do segundo. Outros estudiosos entendem que a "Igreja Primitiva" se estendeu até o início da Idade Média cujo período é chamado de "Igreja Antiga".

Assim, a Igreja Antiga compreende aquela igreja do primeiro século até o final do quarto século, com o começo da Idade Média que se deu com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d. C. Foi um tempo de desafios, crises e muitas perseguições. Estas mudaram com o Imperador Constantino, do Império Romano.

Até amanhã, se Deus permitir!
Pr. Eziquiel Nascimento

Compartilhe em suas redes sociais