PECADO: CARÁTER DUPLO!

Pr. Eziquiel Nascimento
Publicado em 13/11/2022

O réptil serpente é animal de sangue frio. Pertence à ordem "Squamata" (possuidores de escamas). Qual o significado da cobra para várias culturas e religiões? Talvez por causa do texto de Gênesis, muitas culturas e religiões elaboraram significados diversos e diferentes.

Muitas vezes a serpente vem associada à morte, a escuridão... enfim, ao mal. Por isso, é considerado um animal misterioso, traiçoeiro e venenoso. Realmente esse réptil é perspicaz e misterioso e tem sido representada como símbolo de muitas religiões e culturas. Em algumas culturas ela é usada como símbolo de rejuvenescimento, renovação, sabedoria e até vida eterna. Algumas culturas usam-na tanto no aspecto positivo quanto negativo. No positivo é associada à força espiritual, à sabedoria. No negativo com a traição e a falsidade.

O fato concreto é que a Bíblia diz que a serpente era muito astuta; ou seja, mais sábia que os animais selvagens feitos por Deus. Isso significa que, biblicamente falando, ela representa o mal, a mentira, a corrupção, a tentação. No texto isso representa dualidade. Ao mesmo tempo era astuta, sábia e; também, provocava o pecado, a corrupção, a maldade. Isso demonstra um caráter duplo. E é assim mesmo que se apresenta Satanás em toda a Bíblia. Foi anjo e continua podendo se transformar até em "anjo de luz" (2 Coríntios 11:14); mas, ao mesmo tempo é corrupto, corruptor; portanto, demônio.

O termo "serpente" é usado para traduzir muitas palavras no hebraico. A mais usada é "Nahash" que significa "falsidade, diabo, dragão, adivinhador"; dentre outros. Associando a serpente e sua fala com Eva que, frontalmente, se opunha a ordem divina, descobre-se Satanás como sendo o grande opositor de Deus. Por isso, inclusive biblicamente, o termo signifique "aquele que se opõe ou opositor". O sentido é daquele que se coloca em oposição à vontade de Deus.

Até amanhã, se Deus permitir!
Pr. Eziquiel Nascimento

Compartilhe em suas redes sociais