A RECLAMAÇÃO DE ASAFE!

Pr. Eziquiel Nascimento
Publicado em 16/03/2023

Asafe era levita, descendente de Gerson, filho de Levi (1 Crônicas 6:1; 6:39-43). Era músico no tempo do rei Davi e, pelo seu talento, foi nomeado responsável pela música (junto com Etã e Hemã), quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edon para Jerusalém (1 Crônicas 15:16-19). Ele escreveu muitos salmos, dentre eles destaco o 73 e o 83. Leia-os, por favor.

Este grito de socorro foi dele: “Ó Deus, não emudeças: não fiques como quem não pode falar nem te detenhas, ó Senhor!” (Salmos 83:1). Ele estava diante de um problema: uma liga de nações se levantou contra Israel. Eram nações poderosas e ameaçavam destruir Israel. Asafe clama a Deus pedindo Sua intervenção e reclama do silêncio de Deus.

No salmo 73 também questiona Deus. Entretanto, no verso 17 ele diz: “Até que entrei na Casa de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios” e passa a discorrer sobre o fim destes. Em ambos os casos, o aparente silêncio de Deus despertou a fé de Asafe. Veja isso no Salmo 83:18 onde extravasa sua fé plena em Deus. Quando achar que Deus está em silêncio, busque-O e descobrirá que o caminho da fé precisa ser trilhado.

Até amanhã, se Deus permitir! Pr. Eziquiel Nascimento

Compartilhe em suas redes sociais