EXISTE TRAPACEIRO ABENÇOADO?

Pr. Eziquiel Nascimento
Publicado em 28/05/2021

Você sabe o que é um trapaceiro? É uma pessoa que age de má-fé, com fraude, com enganação. Será que na Bíblia tem algum trapaceiro? Será que tem algum trapaceiro que, além de ser trapaceiro foi abençoado por Deus? Se você respondeu que não... quero dizer que você errou. Sim, na Bíblia tem trapaceiro abençoado. Esquisito?

Essa é uma das coisas belas da Bíblia. Ela é a Palavra de Deus e, portanto, não contém mentira ou inverdades. A Bíblia apresenta os seus personagens tal qual são; ou seja, com todas suas fraquezas, pecados e estupidez e, também, o arrependimento e a bênção que Deus envia sobre todos aqueles que se arrependem. O importante para Deus é o arrependimento e a transformação produzida pela ação do Espírito Santo. Em Gênesis 25-27 há a história focalizada hoje. O foco é Jacó. 

Aliás, o texto diz que além de Jacó, houve mais 3 pessoas trapaceiras: Rebeca e Isaque, pais de Jacó e seu irmão Esaú. Entenda a história deles! Rebeca ficou grávida de gêmeos: Esaú e Jacó. Deus mesmo informou aos pais que o mais velho (Esaú) serviria ao mais novo (Jacó). Os pais agiram sempre como se não soubessem o que Deus tinha dito e, por isso, houve muita mentira, rancor, amargura, vingança e preferências pessoais. 

O pai Isaque foi omisso por não atentar para as desavenças entre os filhos. Também porque quis abençoar a Esaú como primogênito e não a Jacó como mandara Deus. Pai e mãe erraram porque Rebeca preferia a Jacó e Isaque a Esaú. Rebeca usou de ardis e trapaça para tentar fazer aquilo que Deus já determinara. Não souberam esperar o tempo de Deus. Por isso, tantos dissabores e trapaças. Os filhos se odiaram tanto que Esaú quis matar seu irmão e este teve que fugir para bem longe. Todos trapacearam. Não existe trapaça sem o trapaceiro. 

É preciso entender que Deus continua o mesmo sob quaisquer circunstâncias. Deus sempre segue Seu plano e sempre chega aonde quer. Mais lento ou mais rápido, dependendo da resposta humana. É preciso saber que Deus sempre atinge Seus objetivos. Ele controla a história de tudo e de todos.

Fica uma lição muito clara para os cristãos: Deus sempre tem o controle de tudo, mesmo nas situações e momentos mais escabrosos. É preciso entender que a vontade de Deus é soberana e, muitas vezes, sua vontade permissiva faz Seus filhos passarem por aflições; inclusive, para o fortalecimento da fé. 

O cristão que age afoita e precipitadamente, num misto de ansiedade e falta de confiança; demonstra pequena fé. O resultado é que perde bênçãos especiais. Bom seria que os textos a seguir fossem os “de cabeceira” e de mente de cada cristão: “Desde toda a eternidade, Eu o Sou; e não há nada nem ninguém que possa fazer escapar algo ou alguém das minhas mãos. Agindo Eu, quem impedirá?” (Is. 43:13). “Eis que o Senhor é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam (...) Afinal, não é do agrado de Deus trazer aflições, lamentos e pesares aos seres humanos” (Lm. 3: 25 e 33). 

Venha saber mais um pouco sobre essa história. Participe conosco do Café Metanoia, no YouTube, domingo 9:00 horas e 9:30 horas na EBD da IBVO (classe ADULTOS). 

Compartilhe em suas redes sociais